Conheça nosso site: www.lojagamel.com.br

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Sensores de Presença uma economia de até 75% de energia!


Novos Sensores de Presença oferecem mais tecnologia para reduzir o consumo de energia.


O uso racional da iluminação nas dependências de um condomínio, além de ser uma medida sustentável, é uma iniciativa que gera benefícios para todos os moradores. 
Com a utilização de sensores de presença, por exemplo, estima-se uma economia de 75% no consumo de energia elétrica. Isso porque as luminárias são acesas conforme a pessoa vai se deslocando pelas áreas comuns da edificação, ficando apagadas no restante do tempo. 
Conforto e segurança são outras vantagens do produto salientadas pelo diretor da Maxitec – Sistemas de Segurança, Claudio Mesquita Machado. “Se o condômino estiver com as mãos ocupadas, basta caminhar no raio de ação dos sensores para que o mesmo acione as luzes automaticamente. 
Os aparelhos podem indicar também a presença de um invasor no ambiente, já que ele não poderá movimentar-se no escuro”, explica. Evitar acidentes em escadas por falta de iluminação é outro ponto destacado por Machado.

Menor consumo

A tecnologia vem sendo uma aliada na evolução desses equipamentos em relação à economia de energia. Antes, eles funcionavam apenas com lâmpadas incandescentes. Hoje, é possível empregar as fluorescentes, porém, para sua vida útil ser maior, é preciso aumentar o período de desligamento para impedir a queima precoce. 

Outra inovação, desenvolvida pela Exatron, é o sensor de presença Soquete E27, que possui uma imunidade superior contra interferências produzidas por celular, rádio comunicador e reator eletrônico, impedindo que seja ligado quando não há uma pessoa no espaço. “Conta ainda com acionamento da carga com baixa tensão elétrica, aumentando a duração do produto (lâmpada, reator e sensor)”, relata o analista de Marketing da empresa, Jonathan Moliterni Haubert.

Investimento que dá retorno

Inicialmente projetados com tecnologia analógica, atualmente os aparelhos da Exatron são microcontrolados. Um microchip é inserido no circuito eletrônico e um software da companhia é gravado nele, permitindo o controle do acionamento da carga, a realização de mais ajustes programáveis e precisão de tempos, sensibilidade e fotocélula. Assim como identificar e corrigir incidências de disparos falsos causados pelo vento em sensores externos. 
Tanto Machado quanto Haubert reforçam a importância de contratar um profissional para a instalação dos equipamentos, que deve seguir as recomendações do fabricante. “O técnico tem que estar preparado para averiguar o local e determinar o modelo mais adequado, considerando a área onde será colocado, altura, ângulo de funcionamento, potência da carga, conexão dos fios e isolamento, sem deixar de lado o acabamento e a estética do local”, reforça o diretor da Maxitec. 

Os sensores são indicados para corredores, escadas, garagens, entradas de acesso, recepção, depósito, almoxarifados, entre outros. 

Tipos de sensores existentes

- Teto: como o próprio nome diz, são instalados nos tetos dos ambientes
internos das edificações e podem ser de embutir ou sobrepor.
- Frontal: usado em paredes verticais internas ou externas.
- 4×2: destinados para as áreas internas das construções, assemelha-se a um interruptor de luz.
- Base E27: em formato de lâmpada soquete é voltado para locais internos, 
 tanto comerciais como residenciais. É indicado para salas de reunião, de treinamento, show room e recepções.


Como funciona o sensor de presença?

É composto por um circuito eletrônico microcontrolado, um comando inteligente destinado ao acionamento de cargas temporizadas. O equipamento detecta a movimentação de fontes de calor, como pessoas e carros, através de um sensor infravermelho, acionando a carga e desligando-a após a ausência, de acordo com o tempo programado.

Conheça também nosso Relé Fotosoquete ideal para iluminação externa de jardins, garagens, varadas, etc.
O Fotosoquete Microcontrolado acende e apaga lâmpadas automaticamente.

Luz De Emergência 30 Leds - Contém Protetor Contra Surtos



A Luminária de Emergência 30LED's, acende automaticamente na falta de energia, produto indispensável para a segurança de ambientes como: casas, condomínios, escadarias, hall de entrada, fabricas, lojas, escolas e entre outros locais.

Acesse nosso site e confira outros produtos: www.lojagamel.com.br

Entre em contato pelo nosso televendas: (31) 3081-4407 / 3046-0913


Fontes:
- Maxitec – Sistemas de Segurança
- Exatron

Nenhum comentário:

Postar um comentário