Conheça nosso site: www.lojagamel.com.br

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Em temos de crise, dicas de como organizar as contas nunca é demais!

Como organizar as contas: 3 dicas preciosas + estratégias inteligentes para sair do vermelho

Manter as contas em dia é um desafio para muitas pessoas, principalmente quando as despesas superam o salário. Para não se endividar e conseguir fechar o mês com o saldo positivo, é importante colocar em prática algumas dicas de organização financeira e, se for preciso, recorrer a alternativas de crédito que te ajudam a tirar a corda do pescoço.


Como organizar as finanças

Organize suas dívidas. Analise todas as suas contas para descobrir quais devem ser pagas primeiro, considerando as consequências do “calote”. Por exemplo, se você deixar de lado a conta de luz, a energia será cortada, então claramente esta é uma pendência importante.
Nesta avaliação também entram os juros. Os do cartão de crédito são os maiores do mercado, por isso, não é uma boa ideia protelar o pagamento da fatura. Ponha tudo no papel, faça uma lista de prioridades e quite o quanto antes para evitar que os juros comecem (ou continuem) rolando.
Economize nas pequenas compras do dia a dia. Vá ao supermercado com uma lista para trazer só o necessário e opte por marcas mais baratas. Troque o cinema por uma sessão pipoca no sofá, abra mão dos restaurantes, cozinhe mais em casa e leve marmita para o trabalho. Com essas atitudes simples, você consegue poupar bastante no fim do mês.
Anote tudo o que você gastar. Faça uma planilha para ter controle de absolutamente tudo que você compra. Ela vai te ajudar a ver onde estão seus maiores gastos, se há desperdícios de dinheiro e até quanto você pode gastar com supérfluos. 

Como sair do vermelho

Se, depois de ter organizado suas contas, você ainda estiver no vermelho, vale procurar uma instituição financeira de confiança e avaliar opções de crédito para quitar algumas dívidas. Em geral, elas são alternativas seguras, que oferecem juros mais baixos do que os aplicados no cheque especial ou cartão de crédito. 
Crédito Consignado. É um tipo de empréstimo em que as parcelas são deduzidas direto da folha de pagamento e não podem ser maiores do que 30% do seu salário. Você não precisa de avalista ou consulta no SPC ou Serasa.
CDC. O crédito direto ao consumidor é um tipo de empréstimo disponibilizado pelo banco automaticamente na conta corrente do cliente, que pode contratar o serviço na agência ou até pelo internet banking. As taxas de pagamento não são tão atrativas quantos as do crédito consignado.
Penhor. É a forma mais simples de conseguir dinheiro. Você vai até a instituição financeira, entrega o bem (uma joia, por exemplo) e pega o dinheiro na hora. Depois de pagar o empréstimo, você pega seu objeto de volta. O empréstimo pode ser renovado várias vezes e tem uma das menores taxas de juros do mercado.
Fonte: Caixa Econômica Federal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário